Jornadas de Gestão

As Jornadas de Gestão ’21, realizadas a 18 de março em formato online tiveram como tema O Impacto da Transformação Digital nas Empresas.
O orador, Engº Gonçalo Caseiro, tem vindo a liderar um conjunto de mudanças estruturais, com impacto direto nas dinâmicas do setor da ourivesaria, sobretudo ao nível da atuação das Contrastarias, que ganham agora novas responsabilidades e competências.
Falou-nos sobre a INCM, Imprensa Nacional Casa da Moeda, SA - sociedade de capitais públicos que há muito deixou de ser uma simples fábrica de cunhagem de moedas e de impressão de documentos do Estado,liderando hoje, alguns dos projetos mais inovadores à escala mundial, nas áreas da identificação de pessoas e da proteção de marcas. Esta política de I&D aproxima a INCM das Universidades, as quais estão a ajudar a lançar produtos completamente inovadores
De todos estes projetos em que a INCM está envolvida, destacou alguns, à medida que ia respondendo às várias questões pertinentes colocadas pelos participantes, nomeadamente, alunos da EPM – Escola Profissional Magestil, dos Cursos Técnicos de Gestão e Marketing, que estão envolvidos em Projetos de Empreendedorismo. 
Assim:
• O Projeto "Unicode", o tal selo não copiável é muito relevante. 
• Outro projeto, pouco visível para quem não está dentro da INCM, que é um projeto de " robótica4.0"; trata-se de " robots" com inteligênciaartificial, que decidem o que vão fazer, observando os humanos e as máquinas, e poderem ajudar em todo o processo de logística dentro da fábrica.
• O projeto "papel secreto", liderado pela professora Elvira Fortunato, que visa construir capacidade de processamento utilizando apenas a energia do próprio papel, o que é absolutamente revolucionário.
• O projeto a mais longo prazo e se chegar a bom porto, sendo passível de ser industrializado, significa, por exemplo, que um pacote de leite possa mudar a cor do papel se o conteúdo estiver estragado. É a capacidade de ter sensores no papel para recolher a informação e dar um sinal ao consumidor de aquele produto já não está bom.
• Outra aplicação poderá ser no papel de parede, com capacidade para medir a temperatura de um compartimento e a fazer alguma coisa com esses dados. 
 
Todas estas divulgações extraordinárias, no desenrolar de uma conversa sobre Mudança; Inovação; Desenvolvimento Humano; Competências Pessoais e Profissionais e a Participação das Mulheres no Mundoda Ciência e Informática e, cujo conhecimento científico é tão crucial nesta Transformação Digital das Empresas de hoje e do FUTURO!
 
 
O Orador
 
 
Engº Gonçalo Caseiro
Biografia
Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional – Casa da Moeda, S.A. desde 2017. Foi membro do Conselho de Administração da AMA – Agency for Public Services Modernization - Entidade de Serviços Partilhados da Administração Pública, entre 2012 e 2014, e na Agência para a Modernização Administrativa, entre 2009 e 2012. Foi ainda, Senior Expert da Comissão Europeia, até ser convidado a assumir as funções de Administrador da INCM e, posteriormente, de Presidente. Licenciado em Engenharia Informática e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico da Universidade Técnica de Lisboa e Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento e Business Intelligence pelo Instituto Superior de Estatística e Gestão da Informação da Universidade Nova de Lisboa. Frequentou o Programa de Alta Direção de Empresas – 40º PADE (Lisboa-Shanghai) da AESE Business School.
No seu curriculum conta com a colaboração do projeto Simplex e na renovação das Lojas do Cidadão, numa ótica de Inovação e de Modernização de serviços. 

Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Para mais informações, consulte os nossos Termos & Condições .