YEYS 2022

O evento YEYS 2022 (Your Europe, Your Say) debateu o tema da desinformação ocorreu nos dias 31 de março e 1 de abril e contou com a participação de uma equipa portuguesa constituída por um grupo de alunos finalistas do Curso de Gestão.
Todas as equipas abordaram questões relevantes e a Vice-Presidente da CESE (Comissão Económica e Social Europeia) retirou as ideias inovadoras de cada grupo para apresentar em sessões de trabalho do CESE.

O combate à desinformação é um esforço conjunto no qual participam todas as instituições europeias, que colaboram com plataformas, incentivando-as a promover informações de fontes fidedignas, a despromover conteúdos reconhecidamente falsos ou enganosos e a retirar conteúdos ilegais ou que possam causar danos físicos. As medidas tomadas para combater a desinformação, a informação enganosa e as interferências externas foram reforçadas, tendo sido objeto de uma comunicação conjunta da Comissão e do Alto Representante.

Para iniciar qualquer tipo de sensibilização pública e para detetarmos notícias falsas, sugere-se que se sigam estas três etapas, muito simples:
  1. Verifique a fonte. Parece-lhe falsa?
  2. Confirme os factos. São cobertos por várias fontes de informação?
  3. Averigue qual é a intenção. A notícia terá sido divulgada por robôs?"
Juntos conseguiremos combater a desinformação e as fake news.


Ao continuar a navegar está a concordar com a utilização de cookies neste site.
Para mais informações, consulte os nossos Termos & Condições .